Projetos em andamento

Ciclo de Palestras “Quintas Urbanas”.

O Ciclo de Palestras “Quintas Urbanas” é uma atividade de extensão com inicio em 2005 por iniciativa de professores do Núcleo de Análises Urbanas (NAU) da FURG. O grupo de pesquisa é composto por professores, geógrafos e estudantes de graduação e pós-graduação que realizam atividades com base na produção social da cidade e do urbano.
O objetivo do projeto é proporcionar debates sobre possibilidades de análise sobre a cidade e o urbano. E desdobra-se em: discutir a estrutura, a forma e os processos do urbano e da cidade; apresentar os resultados de pesquisas acadêmicas e os limites e possibilidades de sua inserção nos conflitos e consensos entre os agentes modeladores do espaço urbano para e no planejamento urbano; e possibilitar debates entre a produção acadêmica e a sociedade civil.
Ainda que o lugar de referência de análise seja a cidade do Rio Grande, com sua história urbana em movimento, ponto de encontro de diferentes correntes étnicas, sociais, culturais e tecnológicas, nossa teoria e nossa prática não se esgotam em Rio Grande e no seu entorno, dada a necessidade de conexão das escalas de análise (local, regional, nacional e global), do particular com o geral, verificando suas interdependências.

Responsáveis:  Prof. Dr. Solismar Fraga Martins (FURG), Profª. Drª. Andrea Maio Ortigara (UFPel), Doutoranda Maristel Coelho San Martin (UFRGS), Mestrandos Fabrício Paula de Souza, Giovanna Soares, Jaqueline Rosa Borges, Leonardo Malaguez Batista, Nathan Rodrigues Pereira, Leonardo Greque.

Ano: 2023

Vida, voz e cor dos sujeitos(as) da pesca artesanal na Lagoa dos Patos - RS

Descrição: A atividade da pesca artesanal configura mais do que uma alternativa de trabalho, uma vez que algumas comunidades estruturam suas atividades econômicas, sociais e culturais em detrimento ao ambiente no qual se localizam. Como Torres (2015, p.257) expõe, "preservando os costumes tradicionais, embora também sejam identificados, outras práticas produtivas, no intuito de sobrevivência da própria comunidade". Neste contexto, o presente projeto toma o pescador artesanal do estuário da Lagoa dos Patos como sujeito de análise, no intuito de evidenciar as identidades culturais que são construídas no cotidiano no entorno do ofício de ser pescador(a)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Juliana Cristina Franz - Coordenador / FABRICIO PAULA DE SOUZA - Integrante / Jaqueline Rosa Borges - Integrante / Valdoir Guimarães Oliveira Junior - Integrante.

Ano: 2023

Projetos encerrados

O sistema de informações estatística e geográficas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O curso objetiva qualificar pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de nível superior que desenvolvem atividades de pesquisa e extensão do Núcleo de Análises Urbanas no uso dos bancos de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitca (IBGE). O IBGE é o principal órgão de pesquisa e divulgação de dados demográficos, econômicos e sociais do Brasil e é referência para as pesquisas em Ciências Sociais e Humanas. O projeto pretende que o grupo que participou da atividade seja disseminador do uso dos bancos de dados do IBGE"


Responsáveis: Ademir Koucher, César Martins e Susana Silva
Apoio: IBGE-RS
Ano: 2008

A cidade e o urbano na interação entre a pesquisa Universitária e o Ensino Médio.

Descrição: Projeto PROBIC- Júnior/ FAPERGS. A pesquisa proposta significa a reunião de jovens pesquisadores da graduação e do Ensino Médio do Colégio Técnico Industrial da FURG em torno a um projeto de comum, o qual articula em termos conceituais (referencial teórico-metodológico) e operacionais (instrumental de análise) diferentes linhas de pesquisa visando o avanço de área de ciências humanas, um campo do saber emergente na Fundação Universidade Federal do Rio Grande: a Geografia Humana, especialmente na Geografia Urbana e da População

Coordenadora: Susana Maria Veleda Silva

Pesquisadores: Cesar Augusto Avila Martins

Estudantes do ensino médio bolsistas: Sabrina Costa Neto e Ana Flávia Brum

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul

Período: 2005-2007

Levantamento socioeconômico nas áreas de expansão portuária.

O projeto tem como objetivo principal realizar um levantamento socioeconômico das famílias localizadas nas áreas de expansão das atividades portuárias. O público alvo deste projeto são os moradores dos bairros, suas associações e os tomadores de decisões. A metodologia envolverá reuniões com as lideranças dos bairros, com os moradores e a aplicação de questionários compostos de perguntas fechadas que possibilitarão a quantificação e o conhecimento das características socioeconômicas da população envolvida. Estas áreas são ocupadas por camadas da população de baixa renda que buscaram solucionar o problema do déficit habitacional, incorporando-se ao tecido urbano. No atual contexto socioeconômico esta é uma realidade que deve ser enfrentada, atendendo uma necessidade de escala global, no momento que o Porto de Rio Grande ocupa uma posição estratégica no cenário econômico mundial, fazendo parte de novas redes produtivas. Desta forma representa um lugar de extrema importância para o escoamento de produtos, pólo de atração de empresas, as quais poderão impulsionar a economia do município. O resultado desta pesquisa servirá de subsídio para atividades de planejamento e gestão do espaço urbano, levando em consideração as necessidades e as demandas dos moradores e dos tomadores de decisão para minimizar ou evitar conflitos futuros.

Responsáveis: César Augusto Ávila Martins - Coordenador/ Ana Cristina Duarte de Aguiar - Integrante / Paulo Ricardo Salati de Souza - Integrante / Luciano Marin Lucas - Integrante.
Financiador(es): Superintendência do Porto do Rio Grande