6ª MPU - 2007

Extensão

Autores: MATEUS FERREIRA BALINHAS TAVARES E CÉSAR AUGUSTO AVILA MARTINS
Apresentador (a):MATEUS FERREIRA BALINHAS TAVARES
Orientador (a): CÉSAR AUGUSTO AVILA MARTINS
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: Ciclo de Palestras “Quintas urbanas”
Resumo: O projeto constitui-se em um ciclo de palestras que têm como eixo central as discussões e as elaborações sobre o urbano, considerado como um dos processos constituidores da vida no atual período histórico e, sobre a cidade, que se apresenta como uma forma de organização social que concentra a maior parte da população brasileira. A partir desse eixo, desde 2005, no projeto organizado pelo Núcleo de Análises Urbanas (NAU), os palestrantes (professores universitários da FURG e de outras instituições, graduados que já apresentaram pesquisas em nível de Pós-Graduação, gestores de instituições públicas e privadas, representantes de movimentos sociais e autores de obras não acadêmicas sobre a cidade e o urbano), desenvolvem palestras que tratam das múltiplas possibilidades de análise sobre o urbano e a cidade. Neste sentido, serão tornadas públicas algumas das atividades de ensino, desenvolvidas especialmente com estudantes de graduação e suas articulações com pesquisas desenvolvidas por diferentes pesquisadores, criando um espaço aberto para diferentes concepções, análises e proposições. Essas atividades também contemplam a necessidade de maiores debates com a sociedade civil rio-grandina sobre a problemática urbana.
Bolsa: FURG

 

Iniciação Cientifica

Autores: MATHEUS RODRIGUES DE OLIVEIRA
Apresentador (a):MATHEUS RODRIGUES DE OLIVEIRA
Orientador (a): SOLISMAR FRAGA MARTINS
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 7 - Ciências humanas - Geografia
Título: FRISCHES INDUSTRIELLES NO EXTREMO SUL DO BRASIL: UMA ANÁLISE SOBRE O CASO DA CIDADE DO RIO GRANDE/RS.
Resumo: O conceito de friches industrielles vem sendo cada vez mais utilizado como forma de analisar os espaços industriais produtivos outrora e que hoje não mais desempenham tal atividade representando “vazios industriais”. Isso significa para as cidades fabris do passado ou que não mais dispõe de fábricas na sua área urbana de ocupação intensiva, uma quantidade de grandes estruturas industriais abandonadas ou com uma funcionalidade diferente daquela para o qual foi concebida. Ou seja, tais estruturas inseridas comumente na cidade e que perderam sua função produtiva, hoje representam espaços ociosos sem função ou com função (não industrial) aquém da estrutura ali instalada. A cidade do Rio Grande representa, de forma análoga, as transformações de um espaço portuário e urbano que através da acumulação comercial derivada das atividades de importação e exportação, consegue criar um parque fabril importante em termos nacionais a partir do final do século XIX. Isto resulta para o presente um espaço significativo de análise para a existência das friches industrielles. Deve-se considerar o potencial para a reabilitação desses espaços ociosos, dando-lhes uma função social e ultrapassando a simples configuração de cemitérios industriais.
Bolsa: FURG

Autores: ADRIANA LESSA CARDOSO
Apresentador (a):ADRIANA LESSA CARDOSO
Orientador (a): SUSANA MARIA VELEDA DA SILVA
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 7 - Ciências humanas - Geografia
Título: Feminização do mercado de trabalho: as mulheres chefes de família em Rio Grande. (RS)
Resumo: Esta pesquisa aborda os estudos de gênero, feminismo e trabalho buscando problematizar questões da emancipação feminina referenciando- se na metodologia qualitativa. O objetivo geral é analisar a situação das mulheres consideradas chefes de família que estão estudando, no município de Rio Grande-RS. Entende-se que chefe de família é a pessoa reconhecida como a maior autoridade dentro de um grupo familiar. Conforme o Censo 2000 do IBGE, as mulheres desta cidade são responsáveis por 30 % dos domicílios, 59 % possuem entre um e quatro anos de estudo e a renda média não atinge a dois salários mínimos. Estes dados indicam a necessidade de problematizar a condição de trabalhadora produtiva e reprodutiva e examinar possíveis fatores e efeitos de empoderamento (empowerment) através da escola e do trabalho. Para se constituirá um grupo de mulheres chefe de família com filhos e que freqüentam o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). Considera-se que estudar significa um empenho por maior qualificação e uma procura por novos lugares de convívio. Situação que compõe um cenário que pode auxiliar nas formulações e implementações de políticas públicas, além de ser instrumento de conhecimento para a sociedade. A metodologia pretende operar com dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) e entrevistas semi-estruturadas para a interpretação a partir da fundamentação teórica, através de autores da Geografia Social e Feminista contemporânea. Este estudo aponta para um caminho teórico-metodológico que trabalha com a perspectiva dos estudos de gênero que pode contribuir para fortalecer uma cultura de emancipação e empoderamento, pois se propõe a fazer uma reflexão sobre as condições contemporâneas das mulheres.
Bolsa: CNPq