Descrição: O projeto constitui-se em atividades para elaboração de ferramentas que irão auxiliar a administração pública municipal, moradores, lideranças e organizações sociais nos processos de regularização fundiária a serem efetivados no âmbito da Aglomeração Urbana do Sul composta pelos municípios de Arrio do Padre, Capão do Leão, Peltoas, Rio Grande e São José do Norte. As atividades propostas são realizadas conforme normativas do Ministério das Cidades e Secretaria Nacional de Programas Urbanos obedecendo a Política Nacional de Regularização Fundiária..

Período: 2013 - atual
Integrantes: Cesar Augusto Avila Martins - Coordenador / Paulo Ricardo Salati de Souza - Integrante / José Antônio Fonseca de Antiqueira - Integrante / Gabriel Ferreira Silva - Integrante / Gianfranco Alves de Oliveira - Integrante / Natali Santos Moura - Integrante / Silvano Araujo Pereira - Integrante / Christian Guillermo Sandoval Enríquez - Integrante.
Financiador(es): Prefeitura Municipal de Rio Grande - Cooperação.

O curso objetiva qualificar pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de nível superior que desenvolvem atividades de pesquisa e extensão do Núcleo de Análises Urbanas no uso dos bancos de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitca (IBGE). O IBGE é o principal órgão de pesquisa e divulgação de dados demográficos, econômicos e sociais do Brasil e é referência para as pesquisas em Ciências Sociais e Humanas. O projeto pretende que o grupo que participou da atividade seja disseminador do uso dos bancos de dados do IBGE"


Responsáveis: Ademir Koucher, César Martins e Susana Silva


Apoio: IBGE-RS


Ano: 2008

Descrição: Projeto PROBIC- Júnior/ FAPERGS. A pesquisa proposta significa a reunião de jovens pesquisadores da graduação e do Ensino Médio do Colégio Técnico Industrial da FURG em torno a um projeto de comum, o qual articula em termos conceituais (referencial teórico-metodológico) e operacionais (instrumental de análise) diferentes linhas de pesquisa visando o avanço de área de ciências humanas, um campo do saber emergente na Fundação Universidade Federal do Rio Grande: a Geografia Humana, especialmente na Geografia Urbana e da População

Coordenadora: Susana Maria Veleda Silva

Pesquisadores: Cesar Augusto Avila Martins

Estudantes do ensino médio bolsistas: Sabrina Costa Neto e Ana Flávia Brum

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul

Período: 2005-2007

O projeto tem como objetivo principal realizar um levantamento socioeconômico das famílias localizadas nas áreas de expansão das atividades portuárias. O público alvo deste projeto são os moradores dos bairros, suas associações e os tomadores de decisões. A metodologia envolverá reuniões com as lideranças dos bairros, com os moradores e a aplicação de questionários compostos de perguntas fechadas que possibilitarão a quantificação e o conhecimento das características socioeconômicas da população envolvida. Estas áreas são ocupadas por camadas da população de baixa renda que buscaram solucionar o problema do déficit habitacional, incorporando-se ao tecido urbano. No atual contexto socioeconômico esta é uma realidade que deve ser enfrentada, atendendo uma necessidade de escala global, no momento que o Porto de Rio Grande ocupa uma posição estratégica no cenário econômico mundial, fazendo parte de novas redes produtivas. Desta forma representa um lugar de extrema importância para o escoamento de produtos, pólo de atração de empresas, as quais poderão impulsionar a economia do município. O resultado desta pesquisa servirá de subsídio para atividades de planejamento e gestão do espaço urbano, levando em consideração as necessidades e as demandas dos moradores e dos tomadores de decisão para minimizar ou evitar conflitos futuros.

Responsáveis: César Augusto Ávila Martins - Coordenador/ Ana Cristina Duarte de Aguiar - Integrante / Paulo Ricardo Salati de Souza - Integrante / Luciano Marin Lucas - Integrante.
Financiador(es): Superintendência do Porto do Rio Grande

O Ciclo de Palestras “Quintas Urbanas” é uma atividade de extensão com inicio em 2005 por iniciativa de professores do Núcleo de Análises Urbanas (NAU) da FURG. O grupo de pesquisa é composto por professores, geógrafos e estudantes de graduação e pós-graduação que realizam atividades com base na produção social da cidade e do urbano.
O objetivo do projeto é proporcionar debates sobre possibilidades de análise sobre a cidade e o urbano. E desdobra-se em: discutir a estrutura, a forma e os processos do urbano e da cidade; apresentar os resultados de pesquisas acadêmicas e os limites e possibilidades de sua inserção nos conflitos e consensos entre os agentes modeladores do espaço urbano para e no planejamento urbano; e possibilitar debates entre a produção acadêmica e a sociedade civil.
Ainda que o lugar de referência de análise seja a cidade do Rio Grande, com sua história urbana em movimento, ponto de encontro de diferentes correntes étnicas, sociais, culturais e tecnológicas, nossa teoria e nossa prática não se esgotam em Rio Grande e no seu entorno, dada a necessidade de conexão das escalas de análise (local, regional, nacional e global), do particular com o geral, verificando suas interdependências.

Responsáveis: Professores Doutores César Augusto Ávila Martins (FURG); Prof. Paulo Rodrigues Soares (UFRGS); Prof. Solismar Fraga Martins (FURG) e Profª. Susana Maria Veleda da Silva (FURG).